Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

18/08 COMPORTAMENTO - A simpática vila adaptada para idoso com Alzheimer


É como um mundo perfeito, e uma forma inovadora para tratar uma doença sem cura. O Alzheimer é dos mais poderosos males que afetam o cérebro humano, levando à demência e à perda progressiva de faculdades mentais e motoras. Em Hogewey Village, na Holanda, os pacientes não ficam entre corredores e cheiro de hospital. Eles levam uma vida normal, tanto quanto for possível, em um mundo que se adaptada às suas próprias fantasias.


Na vila todo mundo tem ligação com o Alzheimer: se não é doente, é porque é médico, enfermeiro ou assistente social. São 23 casas em toda a vila, divididas por 140 internos e 30 profissionais. Mas o mais curioso é o que vem depois – Hogewey tem tudo o que as pessoas podem querer, como salão de beleza, restaurante, café, clube cultural ou mercado. Mas então quem atende os pacientes nesse tipo de estabelecimentos? Isso mesmo, os profissionais de saúde.


Uma enfermeira rapidamente vira cabeleireira, uma assistente social passa a ser dona de banca em segundos e um médico psiquiatra é garçom com naturalidade. “Pelo menos aqui os doentes têm uma vida normal dentro do mundo criado pela mente deles. E nós procuramos respeitar a individualidade de cada um. Todos, ao seu modo, são felizes”, conta a diretora da clínica, espécie de prefeita dessa mini-cidade.


A Hogewey Village foi construída com dinheiro do Governo e vai vivendo também de doações de outras pessoas e entidades e de contribuições das famílias dos doentes. Confira abaixo mais fotos e uma reportagem sobre essa respeitosa atitude.










Fonte: Hypeness

Institucional
Sensacional! Auto DVD Player Philco de R$ 599,90 por R$ 349,90 em até 6X no cartão. Confira http://ow.ly/nrinZ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário