Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

14/08 BEM ESTAR - Aprenda 10 posições de yoga para aliviar a sua dor de cabeça


Muitos sofrem de dor de cabeça e, geralmente, a solução mais rápida é tomar um comprimido. Só que nem sempre precisa ser assim. Selecionamos 10 posições de yoga para você praticar e acabar com esse terrível problema.

Posição de gato (Marjaryasana)
Esta é uma ótima maneira de aliviar a tensão na coluna vertebral, ombros e pescoço e de aumentar a circulação na parte superior do corpo. Ela também ajuda a descomprimir os discos da coluna vertebral. Comece com as mãos e os joelhos no chão em posição de mesa, e delicadamente erga a coluna até você expirar. Na inspiração, volte para a coluna reta.



Pose de águia (Garudasana)
Tente essa posição quando perceber que a dor de cabeça está querendo começar. Esta versão modificada e mais simples da pose completa permite que você a faça em pé ou sentada, com as pernas cruzadas. Ela alivia a tensão da parte superior do corpo, principalmente dos ombros. Quando a gente torce os braços, há uma flexibilidade. Segurando-os, você estabiliza toda essa área.


Sentada com as pernas retas (Paschimottanasana)
Sente-se no chão com as pernas esticadas em linha reta e pés flexionados. Dobre seu tronco para frente e jogue os braços para a frente, relaxando e mantendo os joelhos retos. Essa curva que você faz para frente ajuda a pressionar o coração a bombear o sangue e o oxigênio do corpo para o cérebro. A posição também acalma e distrai a mente. Mas atenção: se você tem glaucoma, hérnia de disco ou problemas de coração, consulte o seu médico antes de fazer essa posição.


Posição de criança (Balasana)
É um poderoso remédio contra estresse, ansiedade e dores de cabeça. A posição ajuda a acalmar a mente e, ao deixarmos cair os ombros, liberamos a tensão dessa região e das costas. O ar é dirigido para a parte traseira do corpo, passando pela coluna vertebral e pela parte de trás do pescoço e dos ombros.


Pernas retas na parede (Viparita Karani)
Deite de barriga para cima, escoste o bumbum na parede e erga as pernas, de forma que elas fiquem retinhas na parede, invertendo a gravidade. Essa é uma das melhores posições para aliviar sintomas de ansiedade. Ela ajuda a acalmar a mente e reduzir a fadiga, dois fatores que podem fazer uma grande diferença na prevenção e redução das dores de cabeça.


Joelhos flexionados em direção ao peito (Apasana)
Para fazer essa posição relaxante segure as pernas com as duas mãos, um pouco abaixo dos joelhos. Mantenha-se na pose entre 30 e 60 segundos e depois solte as pernas. Repita conforme for necessário. Desse modo você está soltando os músculos das costas e mandando o fluxo de sangue para todo o corpo.

Torção do corpo em posição sentada (Ardha Matsyendrasana)
Quando você torce o corpo estimula o sistema digestivo e energiza a coluna. Para fazer essa posição deixe a perna direita esticada e cruze a perna esquerda por cima da direita, deixando o joelho dobrado. Estenda o braço direito para o lado de fora da perna direita, acomode o braço esquerdo na perna esquerda e gire o tronco para a direita. Repita do outro lado.



Cabeça em direção ao joelho (Janusirsasana)
Essa curva que fazemoa para a frente pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e a liberar a tensão. Dobre a perna esquerda em um ângulo de 90 graus e estenda a perna direita. Levante os braços para cima e, em seguida, desça o tronco para tentar alcançar os dedos dos pés. Segure por 60 segundos e repita com a perna esquerda estendida.



Pose cadáver (Savasana)
Geralmente esta é a pose final da yoga. Ajuda a aquietar a mente e relaxar completamente o corpo, o que pode ser extremamente útil para aliviar dores de cabeça tensionais. Você pode ainda fechar os olhos e respirar suavemente.


Respiração profunda (Pranayama)
Esse exercício é um calmante para aliviar a tensão nos ombros e levar mais oxigênio para o cérebro. Sentado de pernas cruzadas, alinhe os ombros o mais alto que puder na hora de inalar longamente. Na expiração, solte os ombros levemente. Repita de três a cinco vezes, ou mais, se for necessário. Num primeiro momento você endurece os ombros puxando sangue fresco e oxigênio. Mas ao soltar o ar você os libera para dentro da área de cabeça e do pescoço.



Institucional
Não perca! Cooktop Gas Bosch 30 de R$ 699,90 por R$ 499,90 em até 6x no cartão. Compre aqui http://ow.ly/nrlrg 



Nenhum comentário:

Postar um comentário