Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

07/08 BEM ESTAR - Pálpebras trêmulas pode ser sinal de estresse. Confira!


Já se pegou com a pálpebra do seu olho tremendo muito e não soube o porque? O tremor, quase sempre unilateral, aparece porque liberamos hormônios ligados ao estresse que vão para o sistema nervoso autônomo. Estes hormônios levam estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar.

Alguns outros fatores que podem desencadear o problema: ingestão excessiva de cafeína, carência de vitaminas, idade avançada, excesso de horas em frente ao computador etc.


O oftalmologista deve ser consultado para descartar qualquer doença, mas o comum é mesmo que tudo não passe de estresse. Porém, se for algo além disso, o paciente será encaminhado para um neurologista, por exemplo.

Algumas doenças como conjuntivite e olho seco também podem provocar os espasmos. Isso sem contar que pessoas com mal de Parkinson e Síndrome de Tourette (desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos  ou vocalizações que ocorrem repetidamente) também sofrem com esses espasmos.

Procurar o médico
Por isso é importante consultar um oftalmologista. Porém, como na maioria dos casos o problema advém mesmo do estresse. Há pessoas que ao ficarem estressadas, sentem azia. Outras têm dor nas costas e algumas têm este tremor. É difícil, mas é preciso achar um caminho para não sentir tudo isso.


Você tem de se perguntar: o que vai fazer da sua vida? Como anda o trabalho e os relacionamentos. O ideal é fazer relaxamento, ioga, meditação, algo para acalmar mesmo. E, na medida do possível, evitar se estressar.

Como fazer parar?
Uma receita caseira dá conta de que compressas de chá de camomila ajudariam a parar o tremor. O gelo também é bom, porque anestesia a musculatura. Além disso, a pessoa deve ir ao cinema, praticar exercícios e descansar, pois o comum é que o tremor passe quando você conseguir relaxar. Se é algo de ordem pessoal ou depressão mesmo, o correto é encaminhar a um psicólogo ou psiquiatra.


Botox
Se a pessoa tiver o tremor de forma crônica, pode ser algo mais grave. Existe a doença do espasmo essencial, blefarospasmo, que é rara. É o famoso tique nervoso, a pálpebra fica tremendo o tempo todo. Daí é preciso tratamento com um neuro-oftalmologista que usará injeções de Botox. A indicação ocorre porque a toxina botulínica paralisa o músculo.


Fonte: Uol

Institucional
Imperdível! Fogão Mabe Multi Timer de R$ 1.899,90 por R$ 1.699,90 em até 6x no cartão. Confira http://ow.ly/nrnc6 




Nenhum comentário:

Postar um comentário